O lúpus é uma doença autoimune que pode ser separada por duas categorias: crônica ou sistêmica.
No lúpus eritematoso sistêmico, os anticorpos atacam seus próprios tecidos, afetando articulações, pele, rins, coração e pulmão.
Seus sintomas são variados, levando ao surgimento de manchas na pele, com formato de asa de borboleta, dores nas articulações, fadiga e febre. Essa doença tende a afetar mais mulheres do que homens, de 20 a 45 anos.
No caso do lúpus crônico, ele ataca a pele, que atinge sobretudo adultos, afetando ainda mais a pele quando expostas ao sol.
Além desses sintomas o lúpus pode afetar a saúde bucal, com o aparecimento de úlceras na cavidade bucal, que podem causar desconforto e dor.
Muitas vezes pode ser descoberto o lúpus em uma clínica odontológica, onde o profissional irá prognosticar o problema percebendo as consequentes manchas e feridas na boca.
Como é a vida de um portador de Lúpus?
Ao ser confirmado o diagnóstico com o médico reumatologista, o portador de lúpus terá que frequentar o consultório médico a vida toda, para poder fazer o tratamento e ver o andamento da doença.
Dependendo da gravidade do lúpus, é necessário o uso de corticoides, mas isso dependerá de como o portador da doença está e da opinião do médico. Nunca tome remédios sem prescrições médicas.
Caso desconfie de estar com essa doença, vá ao médico que irá investigar se realmente está com lúpus e o tratamento adequado.
Como devem ser os cuidados com a saúde bucal?
Ao fazer um procedimento odontológico, o profissional faz uma pesquisa entre os prontuários e histórico médico (anamnese), para saber se o paciente tem alguma doença em que não se pode fazer os procedimentos, sendo assim tomando os devido cuidados.
No caso de portadores de lúpus, os dentistas precisam tomar cuidados especiais com esses pacientes, sabendo quais são as medicações que os mesmos tomam, para evitar problemas nos procedimentos.
Deve-se observar se esses pacientes fazem uso de medicação como anti-inflamatórios, drogas imunossupressoras, e antimaláricos, pois os pacientes com lúpus têm maiores riscos de infecções nos procedimentos dentários.
O tratamento deverá ser personalizado para esses pacientes, dependendo do grau em que a doença se encontra.
Muitas vezes no consultório dentista o profissional passa uso de antibióticos para evitar as infecções pós procedimentos.
Os cuidados com a saúde bucal deve-se ser feita com cuidado e utilizando produtos como:
- Escovas extra macias;
- Fio dental
- Antisséptico bucal sem álcool
- Produtos menos invasivos.
Como a imunidade de portadores de lúpus é bem mais baixa, é necessário tomar cuidados maiores na escovação, e nos procedimentos dentários, pois em casos do lúpus sistêmico, tendem a afetar órgãos vitais.
Existe restrições com algum procedimento odontológico?
Não há restrições nos procedimentos odontológicos desde que o dente passe um preparatório de medicações para evitar as infecções.
Por exemplo, o dentista especializado em prótese dentária irá fazer avaliações para saber qual o melhor medicamento que o paciente deve tomar para realizar a cirurgia.
Como cirurgias dentárias podem ser invasivas, é necessário todo um cuidado para esses pacientes, pois como eles têm imunidade baixíssima, o risco de infecções podem ser maiores.
Por isso,é necessário responder todo o questionário que o seu dentista especialista em prótese faz, pois com os cuidados especiais não haverá infecções.
As pessoas que possuem essa doença autoimune devem ir frequentemente ao dentista para avaliações e tomar cuidado com a higiene bucal, fazendo profilaxia dos dentes para evitar que surjam doenças bucais.
Essa doença pode ocorrer em crianças, nesse caso os sintomas são mais agressivos, pois estão formando a sua imunidade.
Caso tenha algum problema dentário, é imprescindível passar em um dentista de criança para tomar os devido cuidados nos procedimentos.
Portadores de lúpus podem fazer qualquer procedimento, desde que tome cuidados especiais, fazendo uso de medicações prescritas pelo dentista, e assim não terá infecção depois dos procedimentos.
Caso tenha essa doença e está com problemas bucais, procure um profissional de confiança e faça os procedimentos necessários para recuperação dos dentes.
As úlceras na boca podem incomodar bastante, e com isso o seu dentista e médico irão acompanhar qual o melhor procedimento para cura dessa enfermidade.
Faça um tratamento corretamente tomando todos os cuidados certos, e terá uma vida normal.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.