O consumo de cigarro é um dos hábitos mais nocivos à saúde humana. Contando com quase 5 mil substâncias tóxicas, o consumo do tabaco tem relação direta com o adoecimento dos órgãos e também está diretamente ligado a vários problemas bucais.
O objetivo deste artigo é demonstrar quais doenças têm relação com o consumo de cigarro e traz dicas de como parar de fumar.
Ao ir a um consultório odontológico para realizar quaisquer tipos de procedimentos, como colocar aparelho lingual por exemplo, o dentista com certeza alertará para os problemas que este hábito, tal como o consumo excessivo de álcool podem ocasionar com os dentes.
Higienização bucal
Independentemente das circunstâncias, a higiene bucal e uma rotina de consultas com o especialista em odontologia são os maiores aliados quando pensamos em manter um sorriso bonito.
Embora todos devam manter essa rotina de limpeza como forma de tratamento preventivo, alguns indivíduos necessitam dedicar-se um pouco mais a essa ação, como no caso dos fumantes ou pessoas que fazem uso de aparelho dentário invisível.
Dentre os hábitos de higiene que devem ser observados e colocados em prática no cotidiano estão:
- Escovação correta após as refeições;
- Uso de fio dental ao menos uma vez ao dia;
- Remoção da saburra lingual;
- Bochecho com água ou enxaguante;
- Uso de creme dental.
Realizando esses passos, as chances de complicações ou mau odor diminuem consideravelmente, mas não são suficientes para evitar completamente que os problemas decorrentes do fumo apareçam.
Doenças e condições orais relacionadas ao tabagismo
O uso de cigarros e outros meios dos quais levam tabaco em sua composição, podem ser os principais causadores de diversas doenças, sendo reconhecidamente raízes para males que vão desde ressecamento da boca, até compulsões em caso de abstinência.
Entre os principais problemas e condições ligadas ao tabagismo estão:
1- Câncer de boca
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado das células, onde elas se multiplicam sem respeitar os limites naturais que deveriam estar, invadindo e danificando os tecidos adjacentes.
Isso ocorre devido a uma mutação genética e falha na proteína responsável por identificar e eliminar as células cancerígenas.
A relação direta entre o tabagismo e o câncer se dá pelo fato de que as inúmeras substâncias químicas tóxicas presentes no cigarro, quando expostas por muito tempo em um tecido, tendem a fazer com que o mesmo precise se regenerar mais do que o natural.
Sendo assim, toda vez que nosso corpo produz células novas existe a chance de alguma delas ter caráter cancerígeno e, quanto mais vezes precisar passar por esse processo, maiores as chances de alguma mutação desencadear o crescimento irregular.
Além do mais, as substâncias presentes no cigarro alteram as funções vitais das células, aumentando a quantidade de morte celular e consequentemente diminuindo as funções.
Como por exemplo o escurecimento dos dentes devido a perda cálcica, levando muitos a buscarem por clareamento a laser valor.
2 – Doenças periodontais
Outra doença bucal bastante comum relacionada ao hábito de fumar, porém de consequências também complicadas, são as doenças periodontais.
Essa doença está relacionada ao acúmulo de bactérias no periodonto, região que compreende as gengivas e os ossos ao redor dos dentes.
Esse tipo de infecção é uma das mais importantes quando pensamos em perda dental e necessidade de uso de prótese fixa sobre implante,pois quando não eliminadas a tempo, essas bactérias tendem a destruir as raízes dos dentes com o passar do tempo.
O cigarro tem sua ligação direta pois interfere no sistema imune, que por sua vez não consegue combater com eficiência as bactérias.
3 – Mau hálito e dentes manchados
Devido a fumaça que está em constante contato com a boca, moléculas de mau odor acabam impregnando nos tecidos da boca, dente e língua, interferindo inclusive no sabor dos alimentos.
Além do mais, essas substâncias, quando expostas por muito tempo aos dentes, causam o amarelamento, sendo uma das principais causas de buscas por clareamento dental promoção.
Como largar o vício em tabaco
O vício da nicotina é um dos mais fortes e difíceis de largar, dependendo primeiramente da força de vontade da pessoa.
Uma vez que a ideia já é certa, ainda assim o nosso corpo está acostumado a ingerir aquelas substâncias e vai sentir falta, causando abstinência.
Os primeiros meses são, portanto, os mais complicados e, aos poucos, o organismo vai deixando de sentir falta.
Algumas dicas importantes incluem a substituição do hábito por outro, como mascar chiclete, fazer atividades físicas, evitar situações que possam gerar uma recaída, como o consumo de álcool e, em casos mais complicados, o uso de medicamentos podem ajudar.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.