A higiene bucal não previne somente doenças bucais, entenda como ela pode até evitar problemas cardíacos.
A falta de higiene bucal pode sim resultar em problemas no coração, as infecções nas gengivas levam as bactérias até as artérias, estimulando o desenvolvimento de placas de gordura, o que pode terminar em um infarto.
A saúde bucal com uma boa higiene reduz a chance de ter doença coronárias, ou seja, o depósito de gordura nas artérias.
Essas gorduras podem encaminhar para o fechamento delas.
1. Válvulas do coração
Pessoas que têm irregularidade nas válvulas do coração e, se porventura as bactérias caírem na circulação do sangue, parando na válvula, poderá causar doenças gravíssimas, como a endocardite bacteriana, que são bactérias que contaminam as estruturas internas do coração, podendo ser fatal.
A saúde bucal é extremamente importante para a prevenção de doenças cardíacas. Mantenha um bom controle da gengiva e dos dentes, reduzindo as chances de ter doenças no coração.
2. Mau hálito
O mau hálito, ou a halitose, é um problema comum e as pessoas às vezes nem imaginam que tem, geralmente, o mal cheiro aparece ao acordar ou ficar muito tempo sem comer.
Essas situações são normais e passageiras, mas quando passa a ser persistente durante qualquer horário do dia ou vira rotina, é importante fazer uma averiguação.
Doenças como cáries e gengivais, acontecem por um grande acúmulo de bactérias. Elas passam a gerar o mau odor.
Ainda assim, é importante se atentar porque o mau hálito pode indicar, além da falta de higienização bucal, algumas doenças como:
- Alteração na orofaringe;
- Problema nos rins;
- Refluxo;
- Diabetes.
A previsão é a medida mais importante no caso do mau hálito, dificilmente é sentida pelo próprio paciente, por isso é importante notificá-lo.
3. Cáries
As cáries grudam e permanecem na superfície do dente juntamente com materiais vindos da alimentação, formando uma massa e uma placa amarelada sendo chamada de placa bacteriana ou biofilme dental.
Esta placa bacteriana nada mais é do que uma comunidade de bactérias, proveniente dos restos alimentícios, podendo vir a provocar tanto a cárie quanto doenças de gengiva.
Ela se forma constantemente todos os dias, no início ela é quase imperceptível, mas se falta a higienização por dois ou mais dias, é possível visualizá-las, através do amarelamento dos dentes.
O que acontece se as placas não forem removidas?
A placa bacteriana é mole e fácil de resolver, já o cálculo dental, ou tártaro, são duros e ásperos são calcificados só pode ser removido através de uma limpeza feita pelo dentista.
Se passar muito tempo é possível que haja uma alteração permanente na pigmentação do dente podendo ser resolvida através de alguns tipos de clareamento dental.
Essas bactérias podem se desenvolver através do açúcar?
Essas bactérias ficam grudadas na superfície formando a placa, algumas delas se alimentam de açúcar, isso significa que todas as vezes que ingerir o açúcar, esses tipos de bactérias irão se proliferar.
Elas irão produzir um ácido que irá descalcificar a superfície do dente, assim, com o consumo de açúcar de forma excessiva, o dente irá sendo agredido pelo ácido podendo gerar uma cavidade.
Ao passar do tempo, essa cavidade pode se intensificar atingindo até mesmo a raiz do dente, podendo fazer com que o paciente sofra até mesmo a perda dele.
1. Doenças gengivais
A doença periodontal é uma doença que afeta a gengiva até o osso.
Os três estágios da doença periodontal são: a gengivite, periodontite e a periodontite avançada.
Existem alguns sintomas que é possível fazer a identificação da doença, assim quando a gengiva sangra facilmente durante a escovação, ela pode ficar inchada, avermelhada ou dolorida e até mesmo causar uma retração gengival, que mostra a raiz do dente.
Essa doença também é ocasionada pelos restos de alimentos, que não são retirados através da escovação.
As bactérias dessas regiões poderão infectar a gengiva dos dentes, induzindo a perda do osso que é o suporte do dente, podendo também causar a perda dele.
A ausência do dente também traz consequências, por isso é importante procurar tratamentos o mais rápido possível.
Quando o paciente fica sem um dente, ele pode forçar apenas um lado só da boca, causando o desgaste nos dentes.
Esse desgaste pode ser resolvido através de lente nos dentes, que são placas que serão aplicadas para corrigir o formato da dentição.
2. Perda de dente
Quando as doenças gengivais não são tratadas, elas dão interferência no suporte do dente, quando isso ocorre, o dente passa a cair sozinho.
Em situação de perda de dente é importante fazer o tratamento com o Implantodontia, esse especialista verá a melhor forma para fazer a colocação do implante dental, substituindo o dente ausente.
O paciente pode ter dor e invasão de bactérias no interior do dente, em alguns casos, as bactérias poderão até chegar na corrente sanguínea, espalhando para o resto do corpo.
Tratamentos ortodônticos
É importante que os pacientes que fazem algum tratamento ortodôntico, estejam sempre com a limpeza de seus aparelhos em dia.
Dependendo do aparelho, é bem possível que haja um acúmulo bem alto de bactérias caso a higienização não seja feita corretamente.
Em alguns casos, como o aparelho invisível, a falta de higienização pode causar um mau cheiro e danificar sua estética ou funcionalidade.
Como resolver a cárie?
É possível resolver a cárie através de uma restauração, se estiver num estágio simples, agora se estiver num estágio mais avançado, é necessário acionar o especialista endodontista, que é o dentista especialista em canal.
Como o dente não cicatriza sozinho, através da restauração é colocado o material para remendo do dente, chamado resina.
Quando a cárie é muito grande e passa a cometer o dente todo, não há uma alternativa senão a remoção do dente, conhecida como extração dental.
Para restabelecer a falta do dente, pode ser utilizado prótese dentária que pode ser fixa, colada nos dentes ou removíveis.
O dente recém-restaurado pode sofrer novamente a cárie, isso se chama infiltração de cárie, fazendo com que as pessoas sofram basicamente a vida inteira com essa doença. Isto ocorre porque o paciente não consegue controlar o seu hábito alimentar e manter a higienização da boca precisa.
Como realizar uma boa higienização bucal?
A boa higiene bucal é indispensável para quem não que não haja mau hálito e o paciente fique suscetível a doenças.
Isso porque quando as pessoas ficam muito tempo sem escovar os dentes, as bactérias se acumulam e passam a possuir gases malcheirosos.
É recomendado que os pacientes façam a higienização da língua, com sua própria escova dental ou até mesmo um limpador de línguas específicas que é vendido nas farmácias.
Antes da escovação faça a utilização do fio dental, para que os restos de alimentos possam sair e a escovar fazer a higienização adequada.
Dê preferência para escovas com cerdas macias, a escovação é feita com a escova inclinada a 45°, sempre importante limpar empurrando a sujeira para cima.
Repita a técnica na parte interior, os molares devem ser limpos de dois em dois sempre repetindo o último. Faça esses passos nos dentes superiores.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.