Pular para o conteúdo

Como a diabetes pode prejudicar a saúde da sua boca?

    O nosso corpo funciona em um processo de equilíbrio chamado homeostase, o que significa dizer que todos os órgãos dependem uComo a diabetes pode prejudicar a saúde da sua boca?ns dos outros para funcionar. Assim, doenças como a diabetes podem ter relação com a saúde bucal.

    Pesquisas indicam que existe uma relação entre o surgimento de doenças periodontais e níveis de açúcar elevado no sangue. Também o contrário pode ocorrer, com problemas bucais sendo precursor para o início de um quadro diabético.

    Ao buscar tratamentos estruturais, como o uso de alinhador ortodontico invisivel preço, muitos tem se deparado com outros tipos de problema que não sabiam ter relação com o trato oral.

    Esse artigo trará informações para que o indivíduo diabético saiba os cuidados que precisa tomar e a atenção que precisa ter sobre doenças bucais relacionadas ao índice glicêmico descompensado.

    O que é a diabetes?

    A diabetes é uma doença caracterizada pelo alto índice glicêmico no sangue (hiperglicemia) e tem dois principais tipos: a diabetes tipo 1 e a tipo 2.

    Sendo o primeiro tipo deficiência no hormônio insulina, responsável por conduzir as moléculas até as células, ou no segundo caso, um problema na proteína das células impedem que as moléculas penetrem na parede celular.

    Em ambos os casos, o problema está no fato de que as células não têm acesso às moléculas de glicose presentes no sangue, gerando acúmulo de açúcar na corrente sanguínea.

    Qual a relação de diabetes e problemas bucais?

    Muitas vezes, uma pessoa procura o dentista para realizar outros tipos de tratamento, como os estéticos com uso de lente de contato dental,e, sem saber, descobre que pode estar com diabetes.

    Isso porque na análise clínica o profissional pode perceber particularidades na região oral que podem indicar acúmulo de açúcar no sangue, como observar alterações como a hipoplasia (defeitosidade nos tecidos). Outros fatores podem ser indicativos como:

    • Hipocalcificação do esmalte;
    • Diminuição do fluxo, aumento da acidez e da viscosidade salivar;
    • Boca seca;
    • Presença de aftas e lesões;
    • Hálito cetônico.

    Portanto, como as células não recebem o açúcar necessário para realizar suas funções, problemas como os citados acima tendem a ocorrer, permitindo ao profissional diagnosticar a diabetes caso o paciente ainda não tenha conhecimento.

    Caso o paciente já tenha conhecimento prévio sobre a doença, é importante que informe para o dentista sobre isso e os medicamentos que esteja tomando.

    Isso é indicado pois, a não ser que exista uma emergência, não é aconselhado realizar procedimentos dentais, como por exemplo, colocar lente de contato dente.

    Por que a diabete pode causar doenças periodontais?

    Sendo então uma doença que desregula as funções das células, é de se esperar que o indivíduo esteja mais suscetível a pegar infecções bacterianas, pois seu sistema imunológico também depende das moléculas de açúcar para desempenhar seu papel.

    Além do mais, uma corrente sanguínea “entupida” não permite que as células de defesa se movam com facilidade até o local da inflamação.

    Sendo assim, as infecções periodontais são mais recorrentes em pacientes com hiperglicemia, pois é mais frequente que bactérias se acumulem e desenvolvam-se sem que o corpo reaja naturalmente.

    Como doenças bucais podem interferir na diabetes?

    Sendo então as doenças gengivais e periodontais de origem infecciosa, pode-se dizer que elas tendem a interferir no quadro de diabete do paciente. Isso porque a infecção nesta região acaba interferindo no controle metabólico.

    Esse controle metabólico é quando a célula realiza o processo de absorção do açúcar e transforma em energia para realizar suas funções, estando esse controle prejudicado, as células acabam não absorvendo o açúcar necessário, ficando na corrente sanguínea.

    Higiene como maior aliada

    Como em todos os casos, ao ir ao dentista para colocar aparelho odontológico de porcelana,ou realizar outros procedimentos, o profissional orientará sobre a forma correta de praticar a higienização bucal.

    Para todos os casos a indicação é a mesma, sendo preciso escovar os dentes sempre após as refeições, com uma escova com cerdas novas. Deve-se também, ao menos uma vez ao dia, fazer o uso de fio dental e escovar a língua, removendo os resquícios alimentares.

    Porém, apesar das instruções serem as mesmas, para pacientes que fazem uso de facetas laminadas,ou para pacientes com diabetes descompensada, este cuidado deve ser redobrado, pois essas condições são propícias ao crescimento bacteriano nos dentes.

    Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.