Pular para o conteúdo

Extração de dente: Cuidados após o procedimento

    A extração de dente costuma ser muito temida por pacientes que se vêem necessitados de tirar alguns dentes, seja por alguma doença que acometeu a arcada dentária, ou por motivos naturais, como por exemplo extrair os dentes do siso por falta de espaço na boca para os famosos dentes do juízo. 

    Entretanto, a verdade é que esses pacientes não tem nada a temer, uma vez que esse procedimento é considerado como uma cirurgia simples e que, quando tomado todos os cuidados, o procedimento cicatriza rápido e não deixa para traz nenhum resquício de que foi feito, normalmente melhorando a qualidade de vida do paciente. 

    Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as extrações de dentes, entenda as indicações e contraindicações deste procedimento, bem como veja todos os cuidados pós-operatórios que podem fazer do procedimento uma cirurgia tranquila e bem sucedida, mesmo para quem usa aparelho invisível, para que possa melhorar sua saúde bucal.  

    O que é uma extração de dente?

    Se você já ouviu falar a respeito de uma extração de dentes, entende que esse procedimento nada mais é do que a realização de uma cirurgia para remover, ou seja, extrair, um ou mais dentes devido a algum motivo que é devidamente avaliado pelo profissional dentista, que pode também ser especialista em prótese fixa.

    Além disso, também é necessário saber que quando o assunto é extração, existem dois tipo: a extração simples e a cirúrgica. A primeira delas é quando o dentista faz a soltura do dente com uma alavanca bucal. Em seguida, será utilizada uma pinça para retirar por completo a dentição.

    Entretanto, quando a extração do dente precisa ser cirúrgica, isso significa que o caso é mais complexo.

    Na maioria dos casos, quando a extração cirúrgica é solicitada, mesmo que para um paciente que utiliza alinhadores invisíveis, isso significa que ele pode ter um dente que fica escondido, tendo o crescimento interrompido na linha gengival e impossibilitado de romper a camada de pele na arcada.

    Por se tratar de condições específicas, solicita-se a intervenção de um cirurgião-dentista, para que a incisão na gengiva e remoção do dente sejam efetuadas apropriadamente.

    Esse tipo de cirurgia é aplicado em diferentes situações, inclusive na remoção do dente do siso. Vale ressaltar que esses procedimentos de extração são realizados com anestesia ao paciente para promover a ele o maior conforto possível. 

    Quais são as razões que levam a extração de dentes?

    A necessidade de extração dos dentes podem ser diversas. Isso porque, em alguns casos, os dentes podem nascer da maneira errada e assim interferir na formação dos outros, fazendo com que seja necessário removê-los. Em outros casos a extração pode ser motivada por:

    • Um dente profundamente cariado;
    • Um osso ou dente destruído por infecções e bactérias;
    • Inexistência de espaço o suficiente para os dentes na boca;
    • Evolução de doenças bucais sem controle.

    Em geral, é necessário enfatizar que em qualquer que seja o caso, mesmo que o paciente utilize aparelho dental invisível, é necessário a avaliação de um profissional dentista que indique a extração, já que, uma vez extraído, o dente permanente se vai e é necessário substituí-lo apenas com próteses e implantes. 

    Justamente pela seriedade do procedimento, é indicado que você busque um profissional de confiança que esteja menos suscetível a cometer um erro de mandar o paciente extrair um dente que poderia ser tratado, ou até mesmo um dente saudável. 

    Como é realizada uma extração de dente?

    Normalmente, a extração dentária é feita por um especialista da área, que por sua vez utiliza alguns instrumentos para conseguir tirar os dentes e também suturar a gengiva após a extração. Além disso, é sempre necessário que o paciente tome anestesia antes do procedimento. 

    Quais são os cuidados necessários após realizar uma extração de dente?

    Uma vez que a extração é realizada é preciso tomar todos os cuidados prescritos pelo dentista, que normalmente giram em torno de tomar cuidado com a alimentação e preferir alimentos mais líquidos e pastosos, e mornos, já que comidas quentes podem gerar dor no paciente por incentivarem a circulação sanguínea no local. 

    Além disso, é preciso continuar com a higiene bucal, até mesmo os pacientes que utilizam aparelho dentário invisível, porém tomando uma certa cautela com os pontos da extração. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de retornar ao dentista no período previsto pelo profissional que realizou a extração. 
    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.