Pular para o conteúdo

Dor ciática tem solução???

    Um dos problemas que aflige boa parte da população é a inflamação do nervo ciático, que vai muito além de uma simples dor nas costas ou nas pernas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 90% das pessoas do mundo sofrem ou sofrerão desta patologia, em alguma fase da vida.

    O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado pelos ramos anteriores das vértebras lombares e sacrais, dando origem ao tronco – onde se distribui os ramos nervosos da região glútea e membros inferiores, gerando o controle sensitivo e motor.

    A dor ciática é persistente que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até as panturrilhas, na planta do pé de uma ou das duas pernas.

    A dor surge quando o nervo está irritado por causa de uma inflamação ou compressão externa, decorrente de deslocamento do disco intervertebral, hérnia de disco, contratura do músculo piriforme, desnivelamento do quadril ou até da má postura.

    A dor ciática surge em homens e mulheres de qualquer idade, no entanto, a faixa etária mais comum é entre 30 e 40 anos, devido à sobrecarga de peso e exercícios.

    Ela pode ser identificada por meio de uma avaliação física minuciosa, sinais e sintomas relatados pelo paciente.

    Os medicamentos recomendados pelos médicos aliviam a dor e a inflamação no local, porém é necessário realizar outros tipos de tratamento, entre eles o fisioterápico para melhorar e prevenir as dores.

    A fisioterapia é um tratamento auxiliar em que temos um conjunto de técnicas capazes de aliviar a inflamação e fazer um trabalho de fortalecimento muscular de todo o corpo, que contribui na prevenção de outra crise.

    E para ajudar a minimizar as dores, é preciso cuidado com a postura, realizar exercícios físicos com a orientação de um profissional, evitar ficar sentados ou em pé por longos períodos e não se abaixar e erguer os objetos sem flexionar os joelhos.

    Além disso, mulheres devem evitar o uso de sapatos de salto alto: sapatos com saltos de mais de 2,5 centímetros alteram o centro de gravidade, tirando o corpo do alinhamento.

    ALIADOS NO TRATAMENTO

    • Hidroterapia
      São exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida e coberta, no qual se utiliza inúmeras técnicas de reabilitação, juntamente com os efeitos da pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e os efeitos do calor, que vão resultar em diminuição da dor no nervo ciático.
    • Pilates
      Uma atividade física que trabalha todo o corpo, utilizando exercícios para fortalecer os músculos fracos, alongando os que estão encurtados e aumentando a mobilidade das articulações, sendo que os movimentos são feitos devagar e com muito controle para evitar estresse.
    • Mesa de tração
      O paciente realiza os movimentos de tração, compressão e relaxamento da coluna, com a definição de uma carga mínima e outra máxima. Tais movimentos promovem uma abertura entre uma vértebra e outra. Assim, o nervo que passa pela coluna não fica comprimido.