Frieiras são conhecidas como infecção por fungos e apresentam como manifestações clínicas, bolhas e fissuras na pele. Esse acometimento é mais visível entre os dedos dos pés.
A frieira é um problema muito comum entre os seres humanos. A patologia é ocasionada por fungos e traz como manifestações clínicas:
- Bolhas;
- Fissuras na pele;
- Dor;
- Coceira;
- Ardência.
A pessoa pode apresentar apenas um, ou todos os sinais e sintomas anteriormente descritos. Esse problema acomete, principalmente, os dedos do pé. Vale ressaltar que, o clima úmido e temperaturas elevadas podem colaborar com o desenvolvimento do fungo causador da frieira.
A maior parte das frieiras pode ser evitada através da adoção de medidas preventivas e de higiene básicas. Um bom exemplo é enxugar bem os pés, em especial, entre os dedos, após o banho. Em caso de encontrar dificuldade de utilizar a toalha para realizar o feito, pegue uma toalha menor ou utilize o secador de cabelos para essa função. Outro cuidado muito importante, é evitar o uso rotineiro de meias sintéticas. Isso porque esse tecido não absorve o suor, colaborando com o aumento da temperatura local, o que resulta na manifestação do problema.
Evite, também, o uso de sapatos muito fechados e, sempre que possível, deixe seus pés respirarem. Nos banheiros públicos como os de clubes, nunca se esqueça de usar chinelos. Esta é uma forma de se proteger do contato com os micro-organismos causadores do problema.
Além dos sinais e sintomas anteriormente descritos, a frieira também pode acometer as unhas. Quando isso ocorre, elas podem ficar grossas, amareladas ou esbranquiçadas. Diante dessas alterações, busque a orientação de um médico.
Caso você já esteja com a frieira nos pés, procure lavá-los com água e sabão. Além disso, utilize uma mistura de álcool e cânfora passando no meio dos dedos como se fosse um creme hidratante. Faça isso sempre antes de dormir. Outro produto natural muito utilizado é o gérmen de trigo que além de hidratar, ativa a circulação local. Apesar de todas as dicas anteriormente descritas serem muito conhecidas, é ideal que, diante de um quadro de frieira, busque a orientação de um médico.
Fonte: Bem-Estar do R7.com