Pular para o conteúdo

Pele saudável em diabetes?

    Diabético? Preste atenção aos cuidados certos com a pele

    Infecções de pele, problemas nos pés ou coceira na pele. Com diabetes, você sofre disso mais vezes do que alguém sem diabetes. Na verdade, cerca de 30% de todos os diabéticos têm problemas de pele. Quais são os problemas de pele mais comuns no diabetes? E por que é mais provável que você tenha problemas de pele? Veja dicas de como você pode manter melhor sua condição de pele e prevenir ou limitar problemas de pele.

    Problemas de pele no diabetes

    Problemas de pele conhecidos na diabetes são coceiras, feridas nos pés e infecções.

    Infecções de pele

    A infecção de pele mais comum no diabetes é uma infecção causada pela levedura Candida albicans. A infecção se manifesta na boca, dobras de pele, cutículas e dentro e ao redor da vagina e na maioria das vezes ocorre entre o dedo médio e o dedo anelar das mãos. O uso de um anel provavelmente promove o crescimento de bactérias deixando água, resíduos de sabão e outros irritantes na pele.

    Coceira

    Você tem uma forma mais grave de diabetes? Então há uma boa chance de que você sofre regularmente de coceira. Ao secar a pele (em parte como resultado da perda diária de urina) pequenas rachaduras podem ocorrer na epiderme. Essas rachaduras levam aos conhecidos sintomas de coceira.

    Problemas nos pés

    Quanto mais tempo suas fibras nervosas estiverem, mais suscetíveis elas são de danificar. As fibras nervosas para os pés são as fibras mais longas do corpo. Problemas com os pés são, portanto, um fenômeno comum em pessoas com diabetes. Como nervos e vasos sanguíneos estão danificados, a sensação em seus pés é menor e você nota uma ferida menos rapidamente.

    Dermopatia diabética

    A dermopatia diabética podem se manifestar como pequenas manchas vermelhas ovais – geralmente de cerca de 0,5 a 1 centímetro de tamanho – que ocorrem principalmente nas canelas. Depois de alguns dias, pode ocorrer uma leve descamação na pele e, eventualmente, uma mancha marrom às vezes aparece. A dermopatia diabética é resultado de vasos sanguíneos danificados pelo diabetes na pele.Causas de problemas de pele no diabetes

    Embora o diabetes não seja curável – e os problemas de pele causados pelo diabetes também não são – existem maneiras de limitar os danos ou prevenir queixas de pele relacionadas ao diabetes. Limitar e prevenir é mais fácil se você souber as causas, que podem incluir:

    Danos aos vasos sanguíneos

    Uma das causas para problemas de pele são níveis elevados de açúcar no sangue. Isso leva ao açúcar das células sanguíneas e fibras nervosas. O excesso de açúcar tem que ir a algum lugar e gruda nas células sanguíneas e fibras nervosas. Como resultado, os vasos sanguíneos ficam mais espessos e mais rígidos e são mais propensos a serem danificados. As gorduras no sangue grudam mais facilmente na parede dos vasos sanguíneos, fazendo com que se contraiam. Isso é chamado de arteriosclerose (ou aterosclerose). Como resultado, seu sangue flui menos facilmente através do corpo e órgãos recebem menos sangue e oxigênio.

    Danos nos nervos

    Devido à redução do fluxo sanguíneo, danos também podem ocorrer aos pequenos vasos sanguíneos ao redor dos nervos. Como resultado, os nervos não recebem oxigênio suficiente e nutrientes e danos ocorrem. Devido ao dano nos nervos, a sensação em partes do corpo diminui. Também é possível que você tenha dor nervosa (neuropatia). Pessoas com diabetes podem desenvolver neuropatia a qualquer momento, mas geralmente isso não acontece até anos após o diagnóstico.

    Suscetibilidade a infecções

    Outra causa é o aumento da suscetibilidade às infecções. Não está totalmente claro por que você tem infecções de pele com mais frequência com diabetes, uma possível explicação pode ser que um aumento da concentração de açúcar em sua pele é um melhor criadouro para bactérias e leveduras.

    O cuidado certo com a pele no diabetes

    Agora que você já sabe mais sobre a causa de problemas de pele no diabetes, estamos felizes em ajudá-lo com dicas para o cuidado certo com a pele. Para remediar os problemas de pele, mas também espero que preveni-los. Afinal, a prevenção é melhor que a cura.

    Garantir níveis estáveis de glicose no sangue

    Com níveis estáveis de glicose, não há picos de açúcar no sangue, resultando em menos danos aos vasos sanguíneos e nervos. Com valores sanguíneos estáveis, você também pode prevenir manchas de açúcar. A dieta e a medicação devem, portanto, ser monitoradas.

    Hidrate bem a pele

    Aplicando regularmente um creme bom e hidratante (como creme de cuidados intensivos ou creme de barreira), a pele permanece hidratada e você evita desidratação e coceira. Hidratar também permite tratar e evitar a pele seca e escamosa. Mesmo que seja causada por dermopatia diabética.

    Na hora do banho

    Prefira sempre banhos mornos e curtos que fazem a prevenção do ressecamento da pele.

    Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia

    Ao beber o suficiente, você evita a desidratação e reduz a coceira.

    Escolha as roupas certas

    Certas roupas podem irritar e levar à coceira e pressão. Pense em meias com costuras, por exemplo. Isso também se aplica a espremer sapatos, que também não são propícios ao fluxo sanguíneo. Meias diabéticas especiais podem ajudar a diminuir a pressão e prevenir a irritação da pele.

    Mantenha a pele seca

    Leveduras e fungos adoram manchas úmidas. Por isso, é importante manter a pele seca e usar o mínimo possível de sabão com um pH maior que a pele (5 pH). É melhor tirar joias de mão antes de lavar e secar as mãos, para que ela não permaneça úmida entre os dedos.

    Dê atenção extra aos pés e dedo dos pés

    Manter a pele seca é especialmente verdadeiro para pés e dedo dos pés. Depois de lavar e secar, lubrifique os pés com creme de barreira hidratante. Entre os dedo dos dedo, por exemplo, você pode usar Spray de Zinco. Isso evita fungos e alivia a coceira. De qualquer forma, não faz mal verificar regularmente tanto a parte inferior dos pés quanto os espaços entre os dedos dos pés. Quanto mais cedo você estiver lá, melhores problemas de pele podem ser evitados!


    Diabetes: causas, dieta e dicas