Respostas da Doutora Sonia feita por usuários de Orientações Médicas, sobre:
– Papanicolau Classe II e HPV
– Papanicolau NIC II ou Displasia Moderada
– Diferenças entre diclofenaco de sódio e diclofenaco de potássio
Papanicolau Classe II e HPV
O resultado Classe II papanicolau é o mais comum de ser encontrado em mulheres sexualmente ativas. METAPLASIA é um estágio BENIGNO de diferenciação celular que nada tem a ver com HPV ou com qualquer outra doença. Nível hormonal estimado: Normoestrogenico, é normo de normal. Flora bacteriana: BACILAR, bacilos são micro-organismos que habitam a flora normal da vagina e só devem ser tratados se estão causando algum sintoma como corrimento. HPV é um vírus, não um bacilo. É preciso ver a necessidade de realizar uma colposcopia, que é olhar o colo do útero com um microscópio (procedimento totalmente indolor) e até mesmo fazer uma biópsia se for encontrada alguma lesão no colo do útero, para que se possa ter certeza de que não se infectou com HPV. E o mais importante de tudo: use SEMPRE preservativo em todas as relações sexuais. É ainda o meio mais eficaz de se proteger, não só do HPV como de outras doenças.
Papanicolau NIC II ou Displasia Moderada
NIC II ou displasia moderada é a presença de uma inflamação no colo do útero, onde existe um número moderado de células atípicas que se não forem tratadas podem evoluir para o câncer de colo do útero. O tratamento vai consistir de combate à infecção e controle através de colposcopia (exame do colo do útero com microscópio) e biópsia e exames preventivos de 3/3 meses para acompanhamento. As causas da doença ainda não são claras, só se sabe que existem fatores predisponentes como: início precoce de vida sexual, parceiros múltiplos, doenças venéreas prévias, tabagismo, etc. A prevenção está ligada ao controle dos fatores acima e à realização sistemáticas dos exames preventivos.
Diferenças entre diclofenaco de sódio e diclofenaco de potássio
Os dois medicamentos são anti-inflamatórios e a única diferença é no tempo de ação. Um tem tempo de ação mais prolongado que o outro. Os efeitos adversos são os mesmos: gastrite, aumento de pressão, problemas renais, etc. Só utilize em caso de indicação médica.
Referências:
- Programa de Educação a Distância de Medicina Familiar e Ambulatorial – PROFAM – 8 módulos, entre 2002 e 2003, diferentes gráficas, Argentina.
- Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências, 3ª edição, Bruce B. Duncan, Artmed, 2004
- Medicina Interna, Harrison, 2 volumes, 8ª edição, Guanabara Koogan, 1980, Rio de Janeiro
- Blakbook Clínica Médica, Ênio Roberto Pietra Pedroso e Reynaldo Gomes de Oliveira, 1ª edição, Blakbook Editora, 2007, Belo Horizonte
- Guide Familial des Medecines alternatives est ládaptation française de Family Guide to Alternative Medicine, publie par The Reader’s Digest Association Limited, London, 1991.
- Patologia do Trabalho, René Mendes, Editora Atheneu, 1995, Rio de Janeiro
- Manual de Medicina de Família e Comunidade, Ian R, mcWhinney, 3ª edição, 2010, Artmed, Porto Alegre, RS