Tabela do SUS tem 11 novos procedimentos para tratamento da doença.
Hospital Bom Pastor passa por adequações para otimizar diagnósticos.
Uma boa notícia aos pacientes que fazem tratamento contra o câncer. O Ministério da Saúde incluiu novos procedimentos cirúrgicos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, 11 novos procedimentos para o tratamento da doença passam a fazer parte da tabela do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos para cirurgias dos pacientes vão chegar a R$ 380 milhões neste ano. Até 2012, o Governo Federal gastava R$ 172 milhões com os procedimentos.
Com este investimento, o diagnóstico da doença pode ser feito mais rápido, o que é uma medida necessária, já que quanto mais cedo a doença for conhecida, mais chances de cura o paciente tem. Segundo a diretora do setor de oncologia do Hospital Bom Pastor de Varginha (MG) , Jussemara Nascimento Venture, os novos procedimentos incluem alterações no tratamento. “As novidades serão para quem trata câncer de pescoço, cabeça e de mama”, disse.
Antes desta nova tabela, os hospitais indicavam atendimentos similares e às vezes os valores pagos ficavam abaixo dos custos da operação. Agora, segundo Jussemara, a situação melhora para os hospitais. “Com o investimento os hospitais poderão valorizar melhor os profissionais e o paciente terá também um diagnóstico precoce, o que favorece o tratamento e consequentemente a qualidade de vida”, comentou.
Ainda de acordo com ela, o Hospital Bom Pastor está se adequando à nova lei, que entrou em vigor no último dia 2 de janeiro. “Estamos vendo tudo que precisa para atender aos procedimentos e atender os pacientes com maior prestabilidade”, enfatizou.
O Ministério da Saúde informou também que a última revisão dos atuais procedimentos cirúrgicos foi realizada em 1993. O trabalho de revisão dos 121 procedimentos foi feito com apoio de profissionais do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer. A revisão aconteceu entre janeiro e abril de 2012.
Fonte: G1.com