Para conscientizar a população sobre como o ato simples e barato de lavar as mãos pode evitar a contaminação de muitas doenças, o Ministério da Saúde instalou ontem (16/10/2012) um lavatório na entrada do edifício sede e outro no edifício anexo.
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demonstraram a forma correta de lavar as mãos.
De acordo com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), lavar as mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40%.
Cinco momentos para lavar as mãos
A lavagem deve ser feita, no mínimo, quando as pessoas ficam mais expostas à contaminação:
- antes do café da manhã,
- do almoço
- e do jantar,
- logo após usar o banheiro
- e ao chegar em casa.
Dados da pesquisa “Custo das Doenças do Dia a Dia”, feita em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, revelam que uma família brasileira gasta, em média, mais de R$ 1000,00 por ano com episódios de doença que são causadas por vírus e bactérias.
Esse custo inclui tanto valores diretos, como hospital, medicamento, viagem para receber o tratamento, quanto valores indiretos, que implicam nos dias de escola ou trabalho perdidos pelo paciente ou pelos seus acompanhantes, que realizam o cuidado.
As doenças detectadas, com maior frequência, na pesquisa foram: respiratórias (33,3%), diarreias (11,8%) e infecções de pele (7,4%).
Apesar da maior incidência de doenças respiratórias, o tipo de enfermidade que mais gera despesas para tratamento são as infecções de pele, com custo de R$ 116,32 por episódio.
Fonte: Ministério da Saúde