O que são as varizes?
São dilatações das veias causadas por transtornos circulatórios ou alterações na estrutura das veias de algum órgão. Podem aparecer em qualquer parte do corpo mas as mais frequentes são as das pernas, já que estas veias devem fazer circular o sangue para o coração contra a lei da gravidade.
De uma forma geral, o problema provocado pelas varizes é meramente estético, mas se não se tratam podem dar a sensação de pernas pesadas, comichão e inclusive dores fortes.
Como prevenir varizes?
- Tome nota destes conselhos simples…
- Não utilize roupa apertada, e evite os sapatos com muito salto ou demasiado planos. Sobretudo, é muito importante que se ajustem ao tamanho dos seus pés, que costuma variar durante os meses da gravidez. Use um calçado adequado para este período tão delicado da sua vida.
- Utilize meias especiais para grávidas até que passem uns meses depois de dar à luz.
- Afaste-se de qualquer fonte de calor, especialmente a nível das pernas (o aquecimento do carro, caloríficos, etc.) já que favorecem a dilatação das veias.
- Alterne os jorros de água fria e morna no duche e, se opta por banho de imersão, evite permanecer demasiado tempo em água quente.
- Durma com as pernas acima do nível da cabeça para favorecer a circulação.
- Não permaneça muito tempo de pé ou sentada com as pernas cruzadas. Tente descansar com as pernas elevadas sempre que lhe seja possível.
- Faça os exercícios de ginástica recomendados para as mulheres grávidas, como andar durante meia hora por dia.
- Mantenha a pele hidratada e beba uns dois litros de água por dia.
- Se sente que lhe doem as pernas, então não hesite em ir ao seu médico.
Ações que facilitam a drenagem e que diminuem a dilatação venosa (Wikipédia)
Não sabendo por que razão pela a parede da veia adoece é difícil dizer o que fazer para prevenir o seu aparecimento. Existem porém algumas medidas que facilitam a drenagem e que diminuem a dilatação venosa:
- Evitar expor as pernas ao calor por tempo prolongado.
- Na praia, preferir andar com os pés na água em vez de ficar ao sol ou mesmo debaixo do sombreiro pois é muito quente. Não pôr os pés na areia escaldante mas calçar sapatos antes de atravessar a praia para ir para casa.
- Não sair de banhos ou sauna muito quente para banhos ou piscina muito fria.
- Caminhar regularmente, dieta saudável e perder peso evitam esse e muitos outros problemas circulatórios.
- Evitar ficar parado(a) em pé durante longos períodos de tempo. Se a profissão o obrigar, usar meias apropriadas, como elásticas até o joelho.
- Ao fim de um dia de trabalho, ofereça a si próprio 10 minutos de descanso com os pés acima do nível do coração.
- Existem no mercado vários produtos tópicos que podem prevenir o agravamento das varizes.
- Existem inúmeras substâncias em comprimidos e cápsulas, chamadas de venotrópicos, cuja eficiência é muito questionável, mas com as quais alguns pacientes se sentem melhor. Os resultados variam muito de paciente para paciente. Se experimentou um desses medicamentos e se sentiu melhor, menos “peso nas pernas”, menos cansaço, então use-o sobretudo durante o verão.
Fontes: