Pular para o conteúdo

Câncer – A SOJA E A SAÚDE HUMANA

    Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outros órgãos.

    Dividindo-se de maneira incontrolada, essas células determinam a formação de tumores ou neoplasias malignas.

    câncer soja

    Causas do câncer

    Podem ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.

    As causas internas são, na maioria das vezes, determinadas geneticamente e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

    Do total de casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais.

    Alguns deles são bem conhecidos:

    • o cigarro pode causar câncer de pulmão,
    • a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e
    • alguns vírus podem causar leucemia.

    Outros fatores ainda estão em estudo, tais como alguns componentes alimentares.

    Estudos realizados no Japão e na China, países cujas populações utilizam regularmente a soja em sua dieta alimentar, mostraram reduzidos índices de doenças coronárias, de câncer de mama e de próstata, quando comparados aos dos países onde a soja é pouco utilizada na alimentação humana.

    Entretanto, constatou-se que nos descendentes de japoneses, que emigraram para o Ocidente e, conseqüentemente, adotaram novos hábitos alimentares onde a soja não está presente, o índice de câncer nas gerações subsequentes se igualava aos índices da população dos países para onde emigraram.

    A partir dessas observações, vários estudos foram realizados sobre os possíveis efeitos da soja na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, principalmente, aqueles relacionados com deficiência hormonal, como câncer de mama e de colo de útero.

    Além desses, a soja possui efeitos benéficos nos cânceres de próstata, bexiga e intestino, dentre outros.

    As isoflavonas são apontadas como os principais compostos presentes na soja capazes de inibir e prevenir o aparecimento de vários tipos de câncer.

    Além das isoflavonas, outras substâncias, também presentes nos grãos de soja, auxiliam na prevenção e no controle de alguns tipos de câncer.

    Dentre esses compostos, estão os inibidores de proteases (inibidores de tripsina), as saponinas e o aminoácido metionina.

    A eficácia da soja na prevenção e no tratamento do câncer depende do tipo de câncer, do agente causal e da fase de desenvolvimento da doença.

    Além disso, é possível haver variações na eficácia da resposta, em função das características do paciente.

    Apesar das evidências dos benefícios da soja na prevenção e no controle do câncer, a comunidade científica ainda não conseguiu estabelecer claramente os mecanismos fisiológicos de atuação e ação preventiva dos compostos da soja.

    Os estudos a respeito dos efeitos protetores dos compostos presentes na soja em relação ao câncer são relativamente recentes. Para se estabelecer o efeito de qualquer alimento na prevenção e no controle de doenças crônicas são necessários vários anos de pesquisa.

    Entretanto, já foram encontrados resultados significativos em experimentos com animais que ingeriram uma dieta com soja ou seus derivados.

    Em alguns estudos, a ingestão da soja, aliada ao tratamento médico, promoveu 100% de proteção contra o surgimento de tumores de mama em ratas submetidas a agentes carcinogênicos.

    Em doenças crônicas, a prevenção é o melhor tratamento.

    A ingestão diária da soja e seus derivados, auxilia nessa prevenção.

    Fonte: Embrapa – Soja